Notícias

Nota oficial: Conselhos da Anptecre criam comissão para elaboração de proposta de Política de Justiça de Gênero e Étnico Racial

 01/05/2024  Nota Oficial
A a 

Nota Oficial da ANPTECRE:
Compromisso com Políticas de Inclusão nos programas associados à ANPTECRE

Como uma associação dedicada ao estudo e compreensão do fenômeno religioso, a ANPTECRE reconhece a importância de criar ambientes inclusivos que respeitem e valorizem a diversidade de experiências e perspectivas religiosas, étnico-raciais e de gênero. Nossa associação tem trabalhado diligentemente para fomentar políticas afirmativas que visam mitigar desigualdades históricas e promover a equidade dentro de nossa comunidade, admitindo que se trata de um desafio imenso para nossa área.

Reconhecemos a complexidade e sensibilidade deste tema e valorizamos a oportunidade de reflexão e diálogo que ele proporciona. Como associação, reafirmamos nosso compromisso com a promoção da diversidade e inclusão em todos os aspectos da academia, o que inclui a seleção de docentes.

É fundamental lembrar que a diversidade de perspectivas, experiências e identidades enriquece não apenas o ambiente acadêmico, mas também o próprio campo de estudos da religião. Através da inclusão de vozes diversas, podemos alcançar uma compreensão mais completa e holística das complexidades religiosas e culturais que permeiam nossa sociedade.

Nesse contexto, a ANPTECRE tem desenvolvido e promovido iniciativas concretas para fomentar a diversidade e inclusão em nossos programas membros. Entre essas iniciativas, destacamos o estabelecimento da “Comissão para elaboração de proposta de Política de Justiça de Gênero e Étnico Racial”, que tem por finalidade propor diretrizes para políticas de ações afirmativas a serem analisadas pela próxima Assembleia Ordinária, em Agosto de 2024.

A ANPTECRE reconhece que temos desafios no enfrentamento dessas disparidades, inclusive de gênero e étnico-raciais. Diante disso, reafirmamos nosso comprometimento em continuar trabalhando em conjunto com os programas associados e partes interessadas para promover uma cultura acadêmica que valorize a diversidade e inclusão em todas as suas formas.

Atenciosamente,

Glauco Barsalini (Presidente do Conselho Diretor)

Frederico Pieper Pires (Presidente do Conselho Científico)

Claudete Beise Ulrich (Presidenta Conselho Fiscal)

 

 

Portaria 01/2024: Cria a Comissão para elaboração de proposta de Política de Justiça de Gênero e Étnico Racial e nomeia suas/seus participantes

Art. 1º. Fica instituída, em caráter extraordinário, a Comissão para elaboração de proposta de Política e de Observatório de Justiça de Gênero e Étnico Racial.

Art. 2º. Em consonância com o parágrafo único do artigo 22 do Estatuto da ANPTECRE, a Comissão para elaboração de proposta de Política e de Observatório de Justiça de Gênero e Étnico Racial terá ampla autonomia para realizar os seus trabalhos, no período de sua vigência. 

Art. 3º. Em atenção ao artigo 28 do Estatuto da ANPTECRE, cabe à Comissão informar ao Conselho Científico suas atividades, encaminhando, ao referido Conselho, a proposta final até o dia 29 de julho de 2024.

Art. 4º. A Comissão apresentará sua proposta na próxima Assembleia ordinária da ANPTECRE do ano de 2024, após o que, já cumprida sua tarefa, será extinta.

Art. 5º. Ficam nomeadas e nomeados, para a composição desta Comissão: André Sidnei Musskopf, Carolina Bezerra de Souza, Valdenice José Raimundo, Cleusa Caldeira, Manoel Ribeiro de Moraes Junior, Marina Aparecida Oliveira dos Santos Correa, Gilbraz de Souza Aragão. 

Art. 6º. Este instrumento entra em vigor na data de sua publicação.

São Paulo, 30 de abril de 2024.

Glauco Barsalini - Presidente do Conselho Diretor da ANPTECRE

 

Compartilhe esta notícia:  mais notícias