2ª JORNADA DE ESTUDOS MARIOLÓGICOS
Por Lúcia Pedrosa – Presidente ABM
A ABM – Associação Brasileira de Mariologia realizou de 26 a 29 de janeiro deste ano de 2025 a sua 2ª JORNADA DE ESTUDOS MARIOLÓGICOS, na Pousada Bom Jesus, em Aparecida (SP).
O tema da Jornada girou em torno à “A HUMANIDADE DE MARIA” e o desenvolvimento da Jornada se propôs a avançar na reflexão mariológica a partir de uma antropologia integrada. Neste sentido, foram caracterizados aspectos de uma antropologia teológica integrada e, a partir deles, refletiu-se sobre a figura de Maria nos Evangelhos e seus contextos. A partir desta antropologia, buscou-se uma reflexão mais acurada do dogma da Imaculada: fundamentos antropológicos, potência humanizadora integrada e arquétipos subjacentes. Foi buscada contribuição de Maria para uma nova humanidade, com indicações pastorais. Fiel à proposta das Jornadas, o encontro foi também uma oportunidade de realizar um “Observatório de fenômenos da mariologia no Brasil diante da antropologia: aspectos humanizadores/desintegradores”.
Como metodologia, a Jornada foi um espaço de estudo e interação entre pesquisadores em mariologia, presença de especialistas no tema – nacionais e internacionais – , reflexões em grupos e mesas redondas de associados. A Jornada reuniu cerca de 40 especialistas, pesquisadores e cultores em mariologia
A Programação foi organizada a partir de conferências, mesas redondas formadas pelos associados e vários momentos de reflexão coletiva em grupos e plenários, sempre mantendo o olhar crítico em direção a uma docência, discência e pastoral mariana realizadas a partir de uma antropologia teológica integrada e integradora e que favoreça uma nova humanidade nos moldes da Mãe do Senhor. Além disso, houve um colóquio entre os participantes com partilha sobre publicações e atividades mariológicas dos associados e professores em 2023-2024; momentos de oração e celebração Eucarística. Conferências: “Maria frente aos dualismos antropológicos”, proferida pelo Prof. Dr. Pe. Alfonso García Rubio (Prof. Emérito PUC-Rio), com moderação de Frei Jonas Nogueira da Costa, ofm (27/01); “O dogma da Imaculada e seus fundamentos antropológicos”, proferida pela Profa. Dra. Clara Temporelli (UCC – Argentina), com moderação de Frei Jonas Nogueira da Costa, ofm (28/01); “O poder humano e humanizador dos dogmas da Imaculada e Assunção, a partir do seu caráter arquetípico”, proferida pela Profa. Dra. Mercedes Navarro Puerto (Universidad Complutense de Madrid), com moderação da Profa. Dra. Lúcia Pedrosa-Pádua. Mesa redonda dos associados 1: Maria dos Evangelhos: contextos e perfil humano, com o Prof. Dr. Afonso Murad (FAJE); a Profa. Ms. Márcia Miné Geraldo (Faculdade Dehoniana); a Profa. Dra. Andreia Serrato (PUCPR), com moderação de Lúcia Pedrosa-Pádua; Mesa redonda dos associados 2: Reação à conferência “O dogma da Imaculada e seus fundamentos antropológicos”, com o Dr. Frei Jonas Nogueira da Costa, ofm (ITCA) e o Prof. Dr. Pe Vítor Feller (ITSC), com moderação de Márcia Miné Geraldo. Observatório mariano, coordenado pelo Prof. Dr. Pe. João Carlos Almeida, scj, com grupos de observação dos seguintes aspectos: Publicações marianas; Piedade e devoções marianas; Aparições marianas; Expressões estéticas (artes plásticas, músicas...); Cursos de mariologia. A orientação aos grupos do Observatório era: “O que se tem observado de novo ou diferente, como desafio ou tendência, na área do grupo, em 2023-2024. Qual o potencial integrador e humanizador da teologia mariana subjacente ao fenômeno observado?”. A Jornada contou com a presença amiga e incentivadora de D. Orlando Brandes, arcebispo de Aparecida.
Enfim, foi uma Jornada para o aprofundamento na responsabilidade da Mariologia na apresentação da figura de Maria em sua humanidade integrada e integradora, inspiradora da humanidade nova. Para a realização da Jornada, a ABM contou com o apoio do Santuário Nacional e da AMA, aos que sinceramente agradece.
Durante a Jornada, foi realizada a Assembleia da ABM, em que a Diretoria da ABM, formada pela Presidente, Prof. Lúcia Pedrosa-Pádua; Vice-Presidente, Frei Jonas Nogueira; Tesoureiro: Pe. João Carlos Almeida; Conselheira: Márcia Terezinha Miné; Conselheiro: Pe. Alexandre Awi; Secretária: Ir. Zilda Maria da Silva e o Diretor da AMA, Pe. Rosivaldo Motta CRSS, pode compartilhar e dialogar sobre a vida e as atividades levadas a cabo pela ABM ao longo do ano, dentre elas a criação de ReMar, Revista Latino-americana de Mariologia, que terá início em 2025 pela PUC-Rio, em co-edição com a AMA e a ABM, e as Jornadas de aprofundamento mariológico.
A Jornada finalizou com a Eucaristia no Santuário Nacional de N. Sra. Aparecida. Já preparamos a próxima Jornada e vemos crescer esta Associação que, formada em julho de 2022, já vem contribuindo para o crescimento e amadurecimento teológico e pastoral dos que pesquisam e trabalham na área da Mariologia.