Notícias

 
Mestrado em Ciências da Religião 30/05/2016 - Atualizado em 30/05/2016 16h55

Mestrado em Ciências da Religião
A+ a-

Edital 2016 – Complementar
Mestrado em Ciências da Religião – Complementar 

Apresentação


As Ciências da Religião estudam o fenômeno religioso nos seus múltiplos contextos histórico, social e cultural. Partindo da contribuição dos diversos instrumentais teóricos, oriundos das ciências humanas, procura, de forma interdisciplinar, analisar as diferentes manifestações, nas suas múltiplas contextualidades, que as religiões assumem na sua relação com a cultura e a sociedade.

A criação do Programa de Pós-graduação em Ciências da Religião, da UNICAP, surge como um espaço ímpar, dando sustentação a esse campo de pesquisa no Norte e Nordeste do país.

O Mestrado em Ciências da Religião pretende atender profissionais da Teologia, Sociologia, Antropologia, História, bem como de outras áreas que mantenham alguma relação com as Ciências da Religião, desde que apresentem projetos de pesquisa relacionados às linhas que estão sendo oferecidas, incrementando o desenvolvimento da pesquisa nessa área.

O Mestrado tem como objetivos:

1. Proporcionar condições para o desenvolvimento de pesquisas dentro das características do Programa, de forma a atender a demanda da Região para profissionais qualificados;

2. Preparar profissionais de Ciências da Religião e áreas afins para a produção do conhecimento científico nas suas áreas de atividade profissional;

3. Preparar professores, pesquisadores bem como profissionais interessados com o fenômeno religioso na sociedade contemporânea.

Área de concentração

* Religião, Cultura e Sociedade

Linhas de pesquisa:

1. Campo religioso brasileiro, cultura e sociedade:

A linha de pesquisa “Campo Religioso Brasileiro, Cultura e Sociedade” baseia-se no pressuposto de que a prática coletiva da religião ou sua negação constitui-se um fenômeno social cujo estudo crítico e sistemático, com o aporte multidisciplinar das diversas ciências, é essencial para a compreensão da cultura brasileira. Buscando produzir estudos histórica e socialmente significativos, diante da amplidão do campo religioso no Brasil, a linha definiu para os próximos anos, a partir das pesquisas desenvolvidas atualmente, três blocos temáticos nos quais ela se concentra: Religião e Práticas Políticas e Sociais, Identidade e Religião, e Identidade e Sincretismos Religiosos.

2. Tradição e Experiências Religiosas, Cultura e Sociedade

A linha estabelece, por meio de princípios metodológicos hermenêuticos, uma relação dialogal entre os desafios sociais da atualidade e os conteúdos simbólicos das religiões, tal como consignados em suas tradições orais, nos seus textos sagrados e nos desdobramentos culturais ao longo da história, através de múltiplas tradições que se institucionalizaram e das experiências dos sujeitos que nelas têm suas experiências. Entre as matrizes da religiosidade brasileira e continental, a tradição cristã ocupa um lugar de grande influência e coube à teologia desenvolver um discurso racional e, por vezes, apologético, dessa tradição. No mundo acadêmico da nossa cultura pluralista, e ligada ao campo transdisciplinar das Ciências da Religião, a linha de pesquisa coopera para uma nova interpretação dos símbolos da tradição cristã, pelo realismo que se impõe a quem dialoga com a história comparada das religiões e a crítica filosófica do fenômeno religioso.

 

Corpo docente permanente:

1. Prof. Dr. Newton Darwin de Andrade Cabral – Coordenador do Mestrado, Doutor em História. Licenciado em Filosofia pela Universidade Católica de Pernambuco (1984), possui mestrado (1993) e doutorado (2001), ambos em História e pela Universidade Federal de Pernambuco. Atualmente é Professor Adjunto III da Universidade Católica de Pernambuco, onde ministra aulas na Graduação em História e é integrande do Colegiado do Mestrado em Ciências da Religião, além de ser membro do Comitê Científico de Pesquisa. Atua principalmente nos seguintes temas: História do Brasil Contemporâneo, História da Igreja Católica no Brasil República, modelos eclesiais, lideranças eclesiais; relações Estado e igrejas no Brasil República e História da América.
Sala: E1, 8º do G4, tel.: 4028
Currículo Lattes >>
E-mail.: newton@unicap.br

2. Prof. Dr. Drance Elias da Silva – Doutor em Sociologia. Possui graduação em Teologia pelo Instituto de Teologia do Recife (1989), graduação em Licenciatura Em Filosofia pela Universidade Católica de Pernambuco (1989), mestrado (2000) e doutorado (2006) em Sociologia pela Universidade Federal de Pernambuco. Atualmente é professor adjunto da Universidade Católica de Pernambuco – Mestrado em Ciências da Religião e Bacharelado em Teologia. Assessor Pedagógico da área de Ensino Religioso da Secretaria de Educação do Município Jaboatão dos Guararapes. Tem experiência na área de Teologia e Sociologia da Religião. Atua principalmente nos seguintes temas: Teoria da dádiva, Sociologia da Religião, Sociologia do dinheiro e sua relação com a religião, Pentecostalismo Protestante, Mudança Social e Religião.
Sala: E3, 8º do G4, tel.: 4030
Currículo Lattes >>
E-mail: drance@unicap.br

3 . Prof. Dr. Gilbraz de Souza Aragão – Doutor em Teologia. Graduado em Filosofia e Teologia, mestre pela Pontifícia Faculdade de Teologia de São Paulo (1994) e doutor em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2004). Professor da Universidade Católica de Pernambuco, onde trabalha com Teologia e coordena o mestrado em Ciências da Religião. Membro da Sociedade de Teologia e Ciências da Religião do Brasil, mantém pesquisa sobre teologia e diálogo inter-religioso, metodologia teológica e transdisciplinaridade.
Sala: Coordenação do Mestrado (C1, 8º do G4), tel.: 4022
Currículo Lattes >>
E-mail.: gil_braz@uol.com.br

4. Prof. Dr. João Luiz Correia Júnior – Doutor em Teologia. Tem Mestrado (1995) e Doutorado (1998) em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. É Professor Titular da Universidade Católica de Pernambuco – UNICAP, onde faz parte do Programa de Mestrado em Ciências da Religião. É Conselheiro da Associação Brasileira de Pesquisa Bíblica – ABIB, representando a Região Nordeste. É sócio da SOTER – Sociedade de Teologia e Ciências da Religião. Assessora o CEBI – Centro de Estudos Bíblicos, em Pernambuco. Tem experiência em Teologia e no campo espistemológico das Ciências da Religião, atuando principalmente na área dos Estudos Bíblicos, com ênfase no Movimento de Jesus; análise literária e sociológica dos Evangelhos Sinóticos; Exegese e hermenêutica neo-testamentária. Tem artigos e livros publicados por editoras como Paulinas e Vozes.
Sala: Procom (térreo do B), tel.: 4140
Currículo Lattes >>
E-mail.: jota@unicap.br

5. Prof. Dr. José Tadeu Batista de Souza –

6. Prof. Dr. Luiz Alencar Libório – Doutor em Psicologia. Possui Licenciatura em Psicologia e Formação de Psicólogo pela Faculdade de Filosofia do Recife (1990), Licenciatura em Teologia pela Universidade Católica do Salvador (1973), Licenciatura em Filosofia pela Universidade Católica do Salvador (1970), mestrado em Psicologia pela Pontifícia Universidade Salesiana de Roma(1997) e doutorado em Psicologia pela Pontifícia Universidade Salesiana de Roma (2001). Atualmente é professor adjunto I da Universidade Católica de Pernambuco, membro da Sociedade Brasileira de Teologia Moral e membro da Congregação dos Missionários da Sagrada Família (MSF). Tem experiência na área de Teologia e Psicologia com ênfase em Ciências da Religião e Dinâmica familiar, atuando principalmente nos seguintes temas: ética e práticas sócio-religiosas, identidade e pluralismo religioso, cristianismo e modernidade, identidade religiosa e dinâmica familiar.
Sala: D5, 7º do G4, tel.: 4430
Currículo Lattes >>
E-mail.: laliborio@terra.com.br

7. Prof. Dr. Luiz Carlos Luz Marques – Doutor em História Religiosa. Doutor em História das Religiões pela Università degli Studi, Bologna (1998). Professor Assistente III da Universidade Católica de Pernambuco, membro do colegiado do Mestrado em Ciências da Religião. Coordenador do Curso de Licenciatura em História, da mesma Universidade. Organizou e coordenou, entre 2002 e 2009, o projeto internacional de publicação das Obras Completas de Dom Helder Camara, em nome do Instituto Dom Helder Camara do Recife. É ligado às seguintes instituições de pesquisa no exterior: Centro per l’Ecumenismo in Italia, Istituto per le Scienze Religiose di Bologna, Associazione Italiana per lo Studio della Santità, dei Culti e dell’Agiografia. Dedica-se especialmente aos seguintes temas: Igreja católica, hagiografia crítica, Concílio Vaticano II, Dom Helder Camara, igrejas e movimentos religiosos no Brasil do século XX.
Sala: Coord. História (1º do B), tel.: 4169
Currículo Lattes >>
E-mail.: lmarques@unicap.br

8. Prof. Dr. Sergio Sezino Douets Vasconcelos – Doutor em Teologia. Possui Licenciatura em Filosofia pela Universidade Católica de Pernambuco (1991), graduação em Teologia pelo Instituto de Teologia do Recife (1989), graduação em Teologia – Seminário Imaculada Conceição da Arquidiocese da Paraíba Centro de Estudos (1992) e doutorado em Teologia Católica – Westfälische Wilhelms Universität Münster/ Alemanha (1999). Atualmente é professor assistente III da Universidade Católica de Pernambuco e coordenador do Programa de Mestrado em Ciências da Religião. Tem experiência nas áreas de Teologia e Ciências da Religião, atuando, principalmente, nos seguintes temas: sincretismo afro-brasileiro, religião e cultura, religiões afro-brasileiras, teologia da libertação e religião e identidade.

Sala: E6, 8º do G4, tel.: 4034
Currículo Lattes >>
E-mail.: douets@unicap.br

9. Profª. Drª. Sylvana Maria Brandão de Aguiar –

10. Profª. Drª. Zuleica Dantas Pereira Campos – Doutora em História. Possui graduação em Ciências Sociais (1990), mestrado em Antropologia (1994) e doutorado em História (2001), todos realizados na Universidade Federal de Pernambuco. Atualmente é professora adjunto III da Universidade Católica de Pernambuco, atuando no curso de graduação em História e no Mestrado em Ciências da Religião.É lider do grupo de pesquisa “Estudos Transdisciplinares em História Social”. Tem experiência na área de História e Antropologia, atuando principalmente nos seguintes temas: religiões afro-brasileiras, cultura, parentesco e família.
Sala: D3, 7º do G4 , tel.: 4428
Currículo Lattes >>
E-mail.: zuleica@unicap.br

Grade curricular

Duração do curso: 24 meses

Número mínimo de créditos: 24 créditos, sendo 18 em disciplinas (2 obrigatórias e 04 optativas) e 06 em trabalho de elaboração da dissertação.

Disciplinas obrigatórias (03 créditos):

– Metodologia do trabalho acadêmico

– Ciências da Religião: interfaces metodológicas e perspectivas

Disciplinas optativas (03 créditos):

– Antropologia da Religião

– Contextualidade e teologia na América Latina

– Metodologia do diálogo inter-religioso

– Interpretações da religião na modernidade

– Existência humana e a dimensão psico-religiosa

– O matrimônio e a família nas religiões

– História das doutrinas patrístico/agostinianas

– Tópicos avançados sobre religião e poder no Brasil

– Interpretações do sincretismo afro-católico no Brasil

– Pressupostos do sincretismo afro-católico no Brasil

– Religiões afro-brasileiras

– História das religiões no Brasil

– A composição dos textos sagrados da bíblia hebraica no Oriente Antigo

– Processo cultural e desenvolvimento das imagens de Deus no antigo Israel

– Textos Sagrados: um estudo a partir da cultura religiosa judaico-cristã

– Religião e Sociedade: enfoque a partir do movimento de Jesus

 

Ementa das Disciplinas (Clicar no Ano)

– 2004

– 2005

– 2006

– 2007

– 2008

– 2009

– 2010

– 2011

– 2012

– 2013

– 2014

 

Corpo Administrativo

Pró-reitora Acadêmica
Profa. Dra. Aline Maria Grego Lins

Coordenadora Geral de Pós-graduação
Profa. Dra. Maria Cristina Lopes Amazonas

Coordenador do Programa de Mestrado em Ciências da Religião
Prof. Dr. Newton Darwin de Andrade Cabral
E-mail.: newton@unicap.br

Secretaria de Registros e Controle Acadêmico
Nicéas Izabel Alves

Secretaria Administrativa
Sérgio de Araújo Wanderley

PRÓ-REITORIA ACADÊMICA

Rua Almeida Cunha, 245, Bloco G4, 8º andar, Setor A
Boa Vista, Recife – PE, Brasil – CEP: 50.050-480

Horário de Atendimento:
Segunda a sexta-feira 8h30min – 11h e 13h30min – 17h

Contato:

Fones: (081) 2119.4369 / (081) 2119.4388

Fax: (081) 2119.4004

e-mail: cpg@unicap.br

 

Acompanhe as notícias do Mestrado em Ciências da Religião no blog:

http://crunicap.blogspot.com

 

 
voltar

 

últimas notícias da ANPTECRE
 
Receba notícias e artigos do ANPTECRE - Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Teologia e Ciências da Religião Cadastre seu e-mail...
Rua Ministro de Godoy, 969 (4ª andar, Sala 4E-09) | Perdizes - São Paulo / SP
CEP 05015-001 | Trace sua rota...
© 2015 ANPTECRE - Todos os direitos reservados