Eventos

 
X Congresso internacional em Ciências da Religião 22 a 24 de Abril de 2020 11/11/2019 - Atualizado em 19/12/2019 h

Mais informações e Inscrições: http://sites.pucgoias.edu.br/eventos/xcongressointernacionalcienciasreligiao/

O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências da Religião (PPGCR) – Mestrado e Doutorado – da PUC Goiás funciona há mais de duas décadas. Suas atividades estão voltadas para a pesquisa, a produção científica sobre o fenômeno religioso e a formação de docentes e pesquisadores/as. Dando seguimento a esse trabalho, o Programa realizará, entre os dias 22 (19h) e 24 (18h) de abril de 2020, o seu X Congresso Internacional em Ciências da Religião, tendo como foco dessa edição o tema: “Religião, espiritualidade e saúde: os sentidos do viver e do morrer”. Este evento coloca-se na continuidade dos nove Congressos Internacionais anteriores. Em relação ao espaço dedicado a esta temática no âmbito do PPGCR da PUC Goiás, destaca-se que ela se constitui como tema transversal, fazendo-se presente tanto em sua Área de Concentração – Religião, Cultura e Sociedade – quanto em suas Linhas de Pesquisa: Cultura e Sistemas Simbólicos, Religião e Literatura Sagrada e Religião e Movimentos Sociais. Tomando particularmente a última Linha de Pesquisa mencionada, a presente iniciativa ancora-se de maneira ainda mais explícita no Projeto titulado Pesquisas em Religiosidade, Espiritualidade e Saúde, coordenado pela Prof.ª Dr.ª Carolina Teles Lemos. A reconhecida qualidade científica dos congressos organizados pelo PPGCR da PUC Goiás é atestada, nesta décima edição, pela parceria estabelecida com diferentes e respeitadas instituições brasileiras (UMESP, UFJF, PUC Minas), as quais participarão conjuntamente na organização do evento.

Em que pese o fato de que o contato entre religião, espiritualidade e saúde seja muito estreito desde os primórdios da civilização, há na atualidade uma mudança na forma como é percebido tanto por pesquisadores/as da área das Ciências da Religião, como por profissionais da saúde. Nas áreas da saúde, mudanças ocorrem até mesmo na compreensão do próprio conceito “saúde”, com a entrada em cena de novas tecnologias e de novos critérios definidores da relação médico-paciente. No campo religioso, por sua vez, percebe-se a convivência, nem sempre pacífica, entre teodiceias tradicionais e novas formas de espiritualidade e de expressões religiosas, constituindo-se progressivamente em fontes de significados às mais diferentes situações do viver e do morrer. Nesse contexto, grande parte das investigações analisam as ofertas religiosas de sentido quando há a possibilidade de restabelecimento da saúde. Mas o que ocorre com essas relações nos casos em que esta possibilidade não está disponível? O que ocorre com os familiares daqueles que perderam a batalha contra alguma doença? O que ocorre, além disso, com os familiares de alguém cuja vida foi ceifada por uma morte violenta? Em resumo, quais são os sentidos possíveis estabelecidos entre religião, espiritualidade e saúde para o viver e o morrer nas mais diferentes circunstâncias? Como aparecem tais temáticas nos programas de formação dos profissionais de saúde? Como tais aspectos são considerados no âmbito das políticas públicas que provêm serviços de atendimento à saúde? A produção de reflexões ao redor dessas questões torna este congresso pertinente e oportuno.

Desde 2007 o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ) e a Coordenação de Pessoal de Nível Superior (CAPES) têm prestado significativo apoio aos congressos internacionais do PPGCR da PUC Goiás. A partir do congresso de 2012 a iniciativa pôde contar também com a ajuda da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (FAPEG), que tornou possível dar continuidade ao evento e garantir maior visibilidade às pesquisas desenvolvidas no Centro-Oeste brasileiro, em âmbito nacional e internacional. Na sequência dos congressos anteriores, a realização do X Congresso Internacional em Ciências da Religião tem o intuito de contribuir para a consolidação do Programa de Pós-Graduação e o amadurecimento de seus docentes e discentes envolvidos em pesquisas interdisciplinares de interesse nacional e internacional. Além disso, quer também viabilizar o esforço que tem sido feito para o fortalecimento dos laços de cooperação nacionais e internacionais do PPGCR da PUC Goiás, ao envolver instituições parceiras do Brasil – como é o caso da Universidade Metodista de São Paulo (UMESP), da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) – e também do exterior e ao motivar colaboração entre docentes, projetos de pesquisa e intercâmbio, fatores extremamente importantes para a consolidação da pesquisa no Centro-Oeste brasileiro. Por fim, ressalta-se a importância do evento para o cenário científico de Goiânia e do Centro-Oeste como um todo, quando, em geral, eventos de tal envergadura costumam acontecer no eixo sudoeste do país.

 

 

 
voltar

 

últimas notícias da ANPTECRE
 
Receba notícias e o boletim mensal da ANPTECRE - Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Teologia e Ciências da Religião Cadastre seu e-mail...
Rua Ministro de Godoy, 969 (4ª andar, Sala 4E-09) | Perdizes - São Paulo / SP
CEP 05015-001 | Trace sua rota...
© 2015 ANPTECRE - Todos os direitos reservados